Água potável

8 de setembro, segunda-feira à noite, chegamos cansados e satisfeitos na pequena Clermont. Conhecemos a residência onde moraremos e desfizemos as malas. Acetil-colina no sangue, lembramos que passamos o dia inteiro sem ingerir uma gota d'água sequer. Minha boca estava toda rachada e ardia muito; era imprescindível encontrar água! Fomos ao patio e encontramos um casal a quem perguntamos muito naturalmente onde poderíamos comprar uma garrafa d'água. Eles ficaram meio confusos e o rapaz disse que seria difícil, mas talvez tivesse num lugar muito longe. Agradecemos e saímos.
- Onde ser que eles conseguem água potável??
Chegamos a um bar e encontramos uma mulher bastante simpática, lhe fizemos a mesma pergunta e descobrimos que realmente não é nada comum garrafinhas d'água por aqui. Mas continuamos conversando com a sorridente mulher. Explicamos o dia inteiro de viagem sem água, choramingamos o cansaço e a sede, dissemos quem somos e ela finalmente pareceu compreender nosso francês:
- Ah! Vocês querem água pra beber agora? É isso?!
- OUI!
- Ah... me deixem pegar dois copos.
E nos deu dois copos d'água. De graça. Já estávamos maravilhados quando ela disse:
- Vou encher uma garrafa pra vocês.
- Merci beaucoup, madame.
Voltamos pra casa satisfeitíssimos e cheios d'água.
No dia seguinte, vimos a garrafa ficar cada vez mais vazia e nenhum sinal de como conseguiríamos mais do liquido precioso.
- Ei, Pedro!, quando a gente chegou na cidade eu lembro ter visto uma espécie de fonte onde tinha escrito 'água potável' a caminho da residência. Eu só não lembro muito bem onde foi.
- Beleza! Vamo fazer o mesmo percurso.
E lá fomos nós na nossa odisséia atrás de água potável no primeiro mundo. E enfim encontramos a tal fonte na estação rodoviária após meia hora de caminhada. Mas foi ótimo.
- Não vamos gastar dinheiro com isso. Basta vir pra cá a cada dois dias e pronto!
No dia seguinte a mesma odisséia, pois a água não durou tanto; aqui faz frio, mas o ar é muito seco – é preciso beber muita água.
- Poxa, será que todo francês vai na rodoviária pegar água?!

- Temos que criar coragem e perguntar isso a alguém...
...
- Ola Laure, tudo bem? A gente queria saber se tem uma fonte de água potável aqui perto da residência. A gente tem ido até a rodoviária, mas é um pouco longe...
- Ahmm, água potável?... Bom, a água que sai da sua torneira lá no seu quarto é potável.
- Ah tah... Merci.

Rimos disso até hoje. Primeiro mico em solo francês. E tenho a forte impressão de que não sera o único...

Comentários

Mel disse…
Não vejo a hora de pagar micos assim...rs
saibam que cada postagem de vcs sao lidas pelo menos 3 vezes por mim... morro de saudades!
Bernardo, a casa toda arrumadinha sempre tá me irritando...rs
Beijos!
Naninha
Unknown disse…
Fiquei morrendo de pena da sede de voçes, mas ainda bem que tem muita agua no quarto.todo dia eu escuto a musica do video do aviao. beijos amo voçes demais da contaaaaaaaaaaaaaaaa.Tia Nana.
Valéria disse…
Realmente esse foi um mico federal!No entanto faço minhas as palavras de Naninha,rsrs..Cuidado com que vcs.escrevem aqui,pois tia Nana é muito sensível,rsrsr...^
Amo vcs demais da conta!
Bjoooo!
Valéria disse…
QUEREMOS MAIS FOTOS!QUEREMOS MAIS FOTOS!
Anônimo disse…
Cecilia achei sua foto de casaco lindissima.Estou adorando todas as fotos que voçes enviam. Fiquei com vontade de provaro pao. Beijos amo voçes.
Anônimo disse…
A mensagem anonima foi minha esqueci de colocar meu nome. Tia Nana.
Cecília Sousa disse…
Continuem on-line que a gente continua contando as fofocas da França.
Mas nao se acostumem mal, pois ontem foi o primeiro dia de aula e jà vimos que nao vai ser fàcil. infelizmente serao mais escassas as postagens.
Aproveitem enquanto a gente pode! :)
Beijos Valéria, tia Nana e Mel.
Ei, viram como tia Nana tà informatizada?... Continue assim, tia!
Valéria disse…
Estou mais online que o habitual,sempre com o skipe ligado,seu pai até comentou que ontem vcs.não entraram,são 11:39 agora.
Mil bjos cheio de saudades!
Mainha.
Nosso Bazar :) disse…
Cara, esse mico foi o máximo, se posso falar assim de um mico, vamos dizer...bem original=)
Vou falar p minha nova turma de francês ... lógico q aproveitando p falar q meus professores são muito chiques e estão na FRANÇAAAAAAAAAAAAAA.
Boa sorte nas aulas e até a próxima
Daysinha e Rubem
Cecília Sousa disse…
Faça mesmo propaganda dos seus professores, Dayse. rs E depois và pro Canadà fazer propaganda là!
Fiquem com Deus, você e sua linda familia. Que o Senhor os guie no processo de migraçao pro Canadà. Que tudo ocorra segundo a vontade Dele.

Grande beijo!!
Anônimo disse…
Vcs sao manés mesmo, hein!!

Postagens mais visitadas deste blog

Barriga de 5 meses (21 semanas)

Renovação de votos - 11 anos - Cecília