O inverno

Eu não sabia o que significa um verdadeiro inverno. Quando conheci temperatura perto de 0° C, no estado de São Paulo, tinha 12 anos, vi o aperreio de minha mãe em submeter suas cinco crianças ao frio, mas a idéia me fascinava. Quando vi a geada pela primeira vez, as folhas do pasto em Pilar do Sul brancas, declarei que o inverno é minha estação preferida.
Na França, vi a geada acontecendo, ano passado. Uma noite, voltando do trabalho de bicicleta, a temperatura caiu muito rápido, e a humidade congelou. Os carros brilhavam. Vimos como as árvores ficam lindas quando, depois de depenadas pelo outono, ganham nova decoração no inverno. Se vestem de branco. Também que a neve da cidade grande é lama no asfalto, e a das montanhas suíças é em pó. Numa fazenda do pai de um amigo, à 2200 metros de altitude, brincamos em um metro e meio de neve em pó, como crianças numa piscina de bolinhas.
Ontem, depois de ver um filme, em torno de 2 horas da manhã, Google me dizia que fazia -5° C., e que nevava. Enquanto eu escrevo esse texto, 11 horas depois, dia claro, o sol não conseguiu mudar muita coisa. Nada além de 2°.



No meio da noite, o ruído da avenida tinha cessado e o silêncio convidada para frio. Eu saí, andei na rua, não havia vento perceptível pela pele, mas a neve caía inclinada, o que indica que havia uma brisa tão suave que se escondia. Mas ela carregava a neve, no ar e no chão. E neve do chão, brilhando com a luz do poste, carregada pela brisa, fazia um barulhinho baixo e eventual, como a areia do Sertão.

Comentários

selmak disse…
Pedro, voce carrega na sua escrita o poder de me fazer sentir o friozinho dessa neve, parecendo pra mim, que estou vendo e ouvindo o seu rumor leve. Adorei!
Beijo
Auriceia Costa disse…
Meninos! Que coisa belissima! Pedro descreve tão bem, que chego a sentir um arrepio de frio.kkk
As fotos estão lindas! Beijos meus amores! Saudades grande.
Dekinha disse…
Nossa gente, só em ler isso, consigo ter a sensação de cada palavra e cada sensação de vocês também.
A ler imaginei as cenas e senti o friozinho, a neve... (sensãções ótimas para o momento, porque aqui em Recife está bem quente... hihihi)
Que esse frizinho não congele vocês....
Beijos!
Cássia Camila disse…
eiiii quando eu chegar ai vai ser inverno ainda?
Nada, maninha... Vai ser primavera. Mas será mais frio que Recife. Só que nada de neve... Infelizmente. Vai ter que vir de novo depois :D

Postagens mais visitadas deste blog

Barriga de 5 meses (21 semanas)

Renovação de votos - 11 anos - Cecília