Flores e água

Se concordarmos que beleza é uma grandeza circunstancial, logo, concluimos que não se pode esperar que estas linhas vislumbrem o tema o bastante para chegarmos a uma conclusão definitiva. Sejamos módicos.
Uma flor é coisa frágil, às vezes cheirosa, leve e tem sua imagem vinculada a pessoas enamoradas. Água é transparente, maleável e abundante. Três adjetivos que, quando juntos, conferem imagens lindas. Imagine, por exemplo, um riachinho. Não um rio enorme, que arrasta qualquer um que tentar acariciá-lo, mas um riachinho, pequeno, agitado, jovial, fazendo um barulhinho contínuo e doce, refletindo parte da luz do sol, deixando entrar e sair o resto dela, que ilumina pedrinhas redondas no fundo. A imagen é, inegavelmente, linda.
Agora, olhe para uma rosa amarela. A luz do sol, a mesma que brinca com o riacho, é ainda mais dourada nas pétalas da rosa. O amarelo do sol soma forças com o da flor. São aliados. Os espinhos carregam o mesmo gênero de beleza que deslumbra quem está diante de uma fortaleza de pedra, ou de uma espada, daquelas orientais, reluzentes. Trata-se da beleza que votamos ao que é forte e fere. Devo lembrar que, se algo é belo, nós, os donos dos olhos, é que lhe aplicamos essa dádiva. Ao lado do espírito guerreiro dos espinhos, temos a fragilidade silenciosa das pétalas. Um peteleco e lá se vai aflor. Seria maldade, decerto. A fragilidade também é coisa bela. Belíssima, às vezes.
Agora, imagine aquele riacho cercado de flores. E aquela rosa sob uma chuvinha fina e o mesmo sol. O que, aliás, daria um arco-íris. Mais importante do que a dúvida – o que é mais bonito? – é somar belezas. Somar as mais distintas belezas possíveis.

Pedro Bernardo - maio de 2005

Comentários

selmak disse…
Somar belezas! Existe algo mais belo do que somar belezas? E elas, as belezas, estão bem aí bem diante dos nossos olhos, prontinhas para serem somadas umas as outras e assim, trazerem muito mais alegrias ao coração de quem entender...
Valéria disse…
Ele te conquistou com poesia....comentávamos sobre isso ontem num gostoso almoço de domingo em família.
Beijos.
Cecília Sousa disse…
Não tinha como resistir... :)

Postagens mais visitadas deste blog

Barriga de 5 meses (21 semanas)

Renovação de votos - 11 anos - Cecília