Tutorial: como colocar albuns gigantes on line de uma só vez

Depois que deixamos a pré-história da fotografia (a época das fotos de papel), fotografar se tornou uma atividade muito, mas muito barata mesmo. Até o custo da máquina caiu para quase zero (celulares de um real da Claro, por exemplo). Isso significa que só não fotografa quem não quer.

Esse novo cenário no campo da fotografia fica ainda mais impressionante quando acrescentamos o fenômeno da Internet, ingrediente mais versátil que sal; está em todas as receitas de mundo do futuro. E dá mais sabor a tudo.

Mais saboroso do que tirar 400 fotos num mesmo passeio ao parque é ter todas essas fotos on-line, para que qualquer um (incluindo você mesmo) possa ver, em qualquer lugar do mundo. Mundo que, aliás, é do tamanho de um ovo, e se mede em gigabites.

Se você não embarcou nessa ainda, aqui vai um tutorial sobre como administrar suas milhões de fotos de maneira inteligente. A primeira palavra que você não pode esquecer é "Picasa", o mago das fotos, da Google Maravilhas do Futuro SA.

Nenhuma ferramenta é mais poderosa para administrar suas fotos no contexto internético atual.

Para baixar o programa, se você usa Linux Ubuntu, basta lançar a seguinte linha de comando num terminal:

# wget http://dl.google.com/linux/deb/pool/non-free/p/picasa/picasa_2.2.2820-5_i386.deb

E depois, para instalar:

# sudo dpkg -i picasa_2.2.2820-5_i386.deb

Se você ainda é prisioneiro do Rwindows, baixe o programa clicando aqui, e instale.

Como usar, é fácil. Uma vez que você lança o programa, ele começa a vasculhar seu HD em busca de imagens. Ele vai achar todas as suas fotos, entre outras coisas. Quando ele terminar, tudo estará mais ou menos organizado.

À direita, você visualiza todas as fotos em ordem cronológica. Naturalmente, a cronologia depende de idade registrada do arquivo. Se houver uma modificação na foto, é a data da modificação que prevalece, enganando o sistema. Mas isso não atrapalha muito a visualização.

À esquerda, você tem "Albuns" encima e "Pastas" logo abaixo. Navegue um pouco pelas suas fotos e pastas para se acostumar aos movimentos do programa. Comece a pensar no que você gostaria que estivesse on-line, para seus amigos verem.

Se todas as fotos que você quiser publicar estiverem numa mesma pasta, clique com o botão direito na pasta, e escolha a opção "Upload to Web Album". Se o programa estiver em português, deverá ser algo parecido. De qualquer forma, será a penúltima opção.

Se não, você pode criar um álbum clicando no ícone com um caderninho ao lado de um sinal +, à esquerda, acima de "Álbuns", e colocar fotos de várias pastas diferentes dentro dele, arrastando com o mouse. Depois de montar seu álbum, coloque ele "no ar"; clique nele com o botão direito e escolha "Upload to Web Album". É o mesmo processo que você faria com uma pasta.

Então, você verá uma janela para entrar com nome de usuário e senha. Se você tiver uma conta Google, como Gmail ou Orkut, pode usar. Se não, está na hora de criar uma. Clique em "Signe up for Web Albuns", embaixo de "Esqueci minha senha".

Crie sua conta, e volte para o Picasa. Uma vez logado, a opção "Upload to Web Album" abre uma janela com as opções do álbum que você está para criar. Embaixo de "Album Title", escreva o nome do álbum. Em "Upload Setting" (Opções de Up load), escolha a opção mais lenta (maior tamanho), se quiser que seu Web Album funcione como um backup das suas fotos. Isto é, se quiser manter suas fotos num lugar seguro, além do seu HD, para evitar perdas. Isso não torna a navegação dos seus amigos pelo seu álbum mais lenta, porque eles só verão em tamanho grande as fotos que escolherem ampliar. Entretanto, se sua conexão não for das melhores, escolha uma opção mais rápida.

Em "visibility", deixe "public", para que a gente possa ver também. :p

Ter fotos on line não públicas, cujo acesso é limitado pelo dono das fotos, é interessante para gente que não gosta da idéia de ter uma vida muito pública.

Então, clique em "OK", e espere as fotos subirem ao público, uma a uma.

Uma vez terminado o up load, abra um navegador, e digite:

picasaweb.google.com

Se você já estiver logado, vai ver a capa do álbum que acabou de publicar. Clique nele para ver as fotos. Se não estiver logado, nome de usuário e senha, e voilà !

Para mostrar seus álbuns aos seus amigos, passe o endereço:

picasaweb.google.com/seu_nome_de_usuario

Por e-mail, ou no seu blog, ou pelo telefone mesmo. :)

Com esse tutorial, espero que tia Nana, Auricéia, Cássia, Valéria, Tia Selmy, Vovó Selma, entre outras pessoas de quem sentimos saudades, possam colocar suas fotos disponíveis pra gente aqui da Europa, como a gente faz, ou seja, o bolo todo! Todas as fotos! De uma vez! :D

Se você tiver problemas, não se acanhe: poste uma pergunta, que a gente responde.

Abraços calorosos e até a próxima.
5 comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barriga de 5 meses (21 semanas)

Elias e seus desejados 4 anos

Relato de parto II - amor rima com raiva